domingo, 29 de abril de 2012

Compreendendo a Correção


Até mesmo quando somos corrigidos, é para o nosso próprio bem, como reconheceu o salmista: "Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119:67,71).

O Senhor não quer nos destruir quando nos corrige, quer o nosso bem. Logicamente a correção é um trato de Deus quando estamos errados, e não quando estamos andando em fidelidade. Mas mesmo quando estamos procurando andar com Deus, podemos errar com nossas motivações. A grande verdade é que somos falhos e imperfeitos e precisamos ser trabalhados por Deus. Mas isto será sempre para o nosso bem. A epístola aos Hebreus também nos ensina a respeito da correção divina: 
"E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como a filhos); pois, que filho que há que o pai não corrige? Mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo sois bastardos, e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao pai dos espíritos, e então viveremos?
Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." (Hebreus 12:5-11).

Se somos filhos, seremos corrigidos, e isto é demonstração de amor do Pai celeste. Mas não quer dizer que iremos nos sentir "confortáveis" quando somos corrigidos. A advertência é que não menosprezemos a correção e também que não desmaiemos quando somos corrigidos. Por que a Bíblia fala sobre desmaiar?

Certamente porque há momentos em que a correção parece ser mais forte do que nós. E ela não trará alegria a princípio, só tristeza; mas depois produzirá em nós frutos de justiça. Portanto o que devemos ter em mente quando somos corrigidos é que Deus quer o nosso bem; Ele nos disciplina para o nosso APROVEITAMENTO! Devemos reconhecer sempre que os planos que Deus têm para nós não são planos de mal, mas sim de paz, de bem. E que o desejo do Senhor é nos dar um futuro e uma esperança, quer entendamos isto, quer não.

Há momentos em que parece que o tratamento divino em nossa vida não poderá ser suportado. Há horas em que nos parece que seremos destruídos. Mas não! Deus quer o nosso bem. Nunca deixe o inimigo sugerir que o Senhor está contra você. Mesmo que Ele esteja usando seus aguilhões ou abalando nossas vidas, mesmo que o fogo esteja consumindo muitas coisas em nossa vida, ou que Deus, à semelhança da águia, nos tenha lançado ao ar para que aprendamos a voar, não podemos perder de vista que ELE QUER O NOSSO BEM! Seus planos para nós são os melhores e haveremos de desfrutá-los em sua plenitude.


Extraído do livro "O Agir Invisível de Deus"
Autor: Pr. Luciano Subirá
Editora: Maná Edições (www.manaedicoes.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário